Torre de TV oferece visão privilegiada

Pontos altos não faltam em Guaçuí, na região do Caparaó. Com visual de arrancar o fôlego, o Parque Municipal Adelino José Jeveaux, criado em 2020, tem recebido centenas de visitantes toda semana. Não é para menos, o dia começa por lá como se fosse uma pintura entre as montanhas, a trilha não é muito difícil e o contato com a natureza deixa o lugar ainda mais charmoso.

Antes a área era conhecida como “Torre da TV”, lá ficava todos os acessos das tvs e rádios da cidade, uma espécie de ponto de transmissão. A tecnologia foi avançando e a necessidade das pessoas encontrarem lugares para introspecção também, no último ano, a Torre virou point certo para os amantes da natureza.

O Parque fica a pouco mais de quatro quilômetros do centro da cidade e fica aberto o dia inteiro. São mais de mil metros de altura, a pessoa pode subir de carro ou moto, mas quem quiser fazer uma caminhada vai aproveitar o ar fresco da mata atlântica e as paisagens pelo caminho.

“O espaço tem umas das vistas mais belas da região do Caparaó, é ideal para prática esportiva, ciclistas, corredores, amantes de caminhadas e trilheiros. Praticantes de parapente da nossa cidade já conhecem o local, ele é bastante visitado”, informa o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Eleon Spala.

Na história:

A cidade de Guaçuí foi a primeira do Brasil a captar direito a imagem de tv a longa distância (240 km do Rio de Janeiro) e a segunda do mundo. Seu idealizador foi um torneiro mecânico Adelino José Jeveaux, foi também a primeira a estabelecer o serviço a cores a longa distância ( 60 dias apos o lançamento oficial do Brasil). O nome do Parque é uma homenagem a José Jeveaux que tanto fez pela comunicação de Guaçuí.

Não deixe de saber:

Criado em dezembro de 2020, pela LEI Nº 4.354/2020, o Parque Natural Municipal Adelino José Jeveaux (Torre de TV) tem como objetivo de promover a visitação, turismo, lazer e recreação de forma ordenada, voltados para a sensibilização ambiental e a valorização da conservação do patrimônio natural, desenvolver atividades de educação ambiental que incentivam o processo de engajamento e pertencimento nos moradores da região, afim de que os mesmos se tornem parceiros das áreas preservadas, sensibilizar e conscientizar a população local sobre a importância da unidade de conservação e os benefícios por ela gerados, incentivar e dar suporte às pesquisas que gerem mais conhecimento sobre a região visando elaborar estratégica de proteção e conservação.

Faça passeios com segurança. Guia Turístico cadastrado:
Guilherme MANDRAKE: 28 98808-1604

Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe um comentário