Cachoeiras

Cachoeiras

Guaçuí é uma das cidades que contornam o Parque Nacional do Caparaó, que fica na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, a marca registrada dessa região é temperatura bem amena, áreas bem preservadas da Mata Atlântica e cachoeiras exuberantes. O visual proporcionado é de tirar o fôlego. Seguir essa rota das cachoeiras é sensacional para um passeio de moutain bike de um dia, o percurso dessa aventura varia de acordo com o gosto, pode ser por trilhas ou estradas. Guaçuí também conta com algumas não tão afastadas do centro da cidade. Entre elas estão:

Cachoeira da Tremedeira:

A Corredeira da Tremedeira é formada pelo rio Veado. Fica logo depois da tradicional na rua Rio Grande do Norte, a cerca 2,6 km do centro. O lugar tem passado por intenso reflorestamento e até atenção de voluntários com plantio de árvores nativas. Isso tudo para deixar o local mais preservado.

Cachoeira do Barulho:

Tem duas quedas. Uma delas, com três metros de altura e acaba formando uma piscina natural. Após uma corredeira, está a segunda queda, um pouco menor, que forma outra piscina natural, e mais abaixo fica um poço mais profundo. A cachoeira fica no distrito de São Thiago, para chegar, basta seguir pela estrada para Ibitirama e entrar no povoado de Pratinha de Santa Luzia. Fica a 20 km da sede do município.

Cachoeira do Buracão:

A cachoeira fica na Fazenda Vargem Grande, na localidade de Patinha de Santa Luzia. Ela tem aproximadamente 160m de extensão, formando uma piscina de 30m e uma pequena ilha. Para chegar basta seguir pela rua Rio Grande do Norte, sentido ao Distrito de São Tiago, até a Fazenda Vargem Grande.

Cachoeira do Caboclo:

Ela tem uma queda com cerca de seis metros de altura, corredeira e pequenas praias de bancos de areia. Para chegar, basta seguir pela Rodovia BR 484, no sentido Alegre, por 2,5 km, entre à esquerda e siga mais 500m por estrada de chão, até o sítio São Sebastião. É preciso continuar o percurso a pé, por uma trilha.

Cachoeira do Carlito:

O rio possui uma ponte que antecede a queda de aproximadamente 20 metros de altura com um fluxo razoável de água. A cachoeira é cercada por uma pequena vegetação de Mata Atlântica e rodeada de pasto. Do atrativo avista-se uma ponte de madeira, debaixo passa o ribeiro que forma uma queda. A cachoeira fica na sede do munícipio e bem perto da área urbana. Saindo da rua Rio Grande do Norte, tomar acesso a esquerda por rua de terra batida. Logo depois da ponte, tomar a primeira rua a direita até o atrativo. São 12km do centro até a cachoeira.

Cachoeira da Piedade:

A cachoeira fica a 13km da sede de Guaçuí. Existe uma lenda sobre o nome dela, segundo os moradores mais antigos, a cachoeira recebeu esse nome porque os escravos que não serviam mais para o trabalho, eram jogados do início da queda d´água. A história é triste, mas o nome Piedade, está relacionado aos pedidos que eles faziam para não serem mortos. A cachoeira tem cerca de 30 metros de altura, as pessoas gostam mais de fazer rapel contemplação. Não é muito indicada para banho devido a quantidade de pedras.

Cachoeira da Barra


A cachoeira da Barra fica dentro da Fazenda que leva o mesmo nome, o lugar é de fácil acesso, mas fica dentro de uma propriedade privada. Quem está na BR 482 entre Guaçuí e Dores do Rio Preto, cerca de 10km após o trevo, basta entrar a direita. A cachoeira tem uma grande queda e faz um pequeno poço para banho.

Faça passeios com segurança. Guia Turístico cadastrado:
Guilherme MANDRAKE: 28 98808-1604

Texto: Andresa Alcoforado
Imagens: Wendel Machado

Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe um comentário